Search
Close this search box.
  • Home
  • Politica
  • Brasil deveria adotar o semipresidencialismo? Assista a “O Grande Debate“

Brasil deveria adotar o semipresidencialismo? Assista a “O Grande Debate“

O comentarista Caio Coppolla e o advogado Alessandro Soares discutiram, nesta sexta-feira (24), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o modelo de governo semipresidencialista deveria ser adotado no Brasil.

Na quinta-feira (23), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou que a adoção do sistema no país é um tema que ainda merece ser analisado pelo mundo político.

O debate sobre o tema está em análise Câmara dos Deputados desde 2022. Até o momento, não houve movimentações práticas no Congresso para que o assunto volte a ser debatido com força.

Segundo apuração do analista Victor Irajá junto a integrantes da Corte, mesmo com a vontade expressa do ministro Gilmar Mendes, não há qualquer ação específica no STF sobre o assunto no momento.

Para Caio Coppolla, o modelo de governo não deve ser adotado no Brasil.

“Evidente que não”, opina o comentarista. “O Brasil adotou o presidencialismo, primeiro, por força da Constituição. Foi o texto que emanou da assembleia constituinte eleita pelo povo. Mas essa orientação foi reforçada por plebiscito em 1993”, continua.

Ele também adiciona que “nada pode ser feito até que o povo seja consultado novamente”.

Já Alessandro Soares acredita que a pauta sobre a adoção do semipresidencialismo no país “sempre volta à tona”, como durante os governos de João Goulart e Getúlio Vargas, e mostra a incapacidade de uma classe em vencer o pleito eleitoral.

“Em momentos quando governos com matrizes populares assumem a presidência e, normalmente, as elites não conseguem vencer as eleições, coloca-se novamente a pauta do semipresidencialismo como uma espécie de medida para neutralizar essa incapacidade que tem a classe dominante de vencer eleições”, argumenta o advogado.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bia Haddad vence a terceira e avança às oitavas de final do US Open

A paulista Beatriz Haddad Maia está nas oitavas de final do torneio feminino de simples…

Com COP30 no Brasil, vigília religiosa pede conscientização ambiental

Um enorme gramado entre dois ícones da arquitetura do Rio de Janeiro, a Igreja da…

Santos busca empate com Botafogo e conquista Brasileirão Feminino A2

O título da Série A2 (segunda divisão) do Campeonato Brasileiro Feminino de 2025 é do…