Search
Close this search box.

MP denuncia 12 pessoas de ONG ligada ao PCC

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) denunciou na última segunda-feira (27) 12 pessoas ligadas à ONG Pacto Social e Carcerário, que é investigada por ter suposta ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Dirigentes da entidade foram alvo de uma operação policial no dia 14 deste mês. Na ocasião, a presidente da ONG, Luciene Neves, e o vice, Geraldo Salles –que é marido dela– foram presos.

O MP informa que as investigações contra o grupo começaram há cerca de três anos e se baseiam em cartões de memória apreendidos com uma visitante na penitenciária de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo.

“A análise do material, juntamente com manuscritos de detentos, revelou a estrutura da organização criminosa, que conta com setores especializados denominados “gravatas”, “saúde”, “financeiro” e “reivindicações”, diz o MP.

Segundo as investigações, os chamados “gravatas”, que são advogados, “desempenhavam um papel estratégico, fornecendo assistência jurídica e gerenciando outras áreas do PCC”. “Já o setor ‘saúde’ recrutava médicos e dentistas, que, muitas vezes sem saber, realizavam procedimentos incluindo intervenções cirúrgicas e eram pagos com recursos provenientes de práticas criminosas gerenciadas pelo ramo ‘financeiro’.”

Ainda conforme o MP, foi identificada a área de “reivindicações”, que era “responsável por ações judiciais fraudulentas, manifestações populares e denúncias infundadas, registradas com o objetivo de enfraquecer o sistema de justiça criminal e influenciar a opinião pública contra o Estado”.

A CNN tenta contato com representantes da ONG para comentar a decisão do MP. Na época da prisão dos dirigentes, a entidade negou irregularidades em sua atuação.

“É importante esclarecer que a nossa ONG atua de forma transparente e legal, sempre pautada pelo respeito aos direitos humanos e pela busca de soluções para os problemas enfrentados por detentos e suas famílias”, disse a ONG, à época.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brasil atropela República Dominicana e avança às quartas da AmeriCupW

A seleção brasileira feminina de basquete continua com 100% de aproveitamento na AmeriCupW (Copa América…

Mulheres terão pelo menos metade das vagas na segunda fase do CNU

Uma das novidades da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conforme anunciou o…

Brasil supera Canadá e vence a segunda na Americup feminina

Com um ótimo desempenho no último quarto, a seleção brasileira feminina de basquete conseguiu seu…