Search
Close this search box.
  • Home
  • Politica
  • Bolsonaro diz que ficha limpa persegue direita e pede revogação da lei

Bolsonaro diz que ficha limpa persegue direita e pede revogação da lei

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais, nesta sexta-feira (8), para criticar a Lei da Ficha Limpa. Apesar de ter votado favoravelmente à proposta, na época em que foi aprovada, hoje, segundo ele, a legislação só serve para “perseguir políticos de direita”.

“A Lei da Ficha Limpa, hoje em dia, serve apenas para uma coisa: para que se persiga os políticos de direita. Você sabia que o Luciano Hang está inelegível? Por quê? Você nunca ficou sabendo que ele disputou uma eleição. Até isso fizeram, uma medida preventiva, tornando o Luciano Hang, um empresário conhecido por todos vocês, inelegível por oito anos, para que ele então nem sonhasse em disputar uma vaga para o Senado, de vice-presidente da República ou de presidente da República”, destacou.

Bolsonaro afirmou que é preciso mudar a lei. Ou ser até “mais radical” e revogá-la. “O ideal é revogar essa lei, que assim não vai perseguir mais ninguém. E quem decide se vai eleger, ou não, o candidato é você. E não uma pessoa aqui em Brasília, você sabe de quem eu estou falando”, completou.

O ex-presidente disse que está trabalhando para que o limite da ilegibilidade passe de oito para dois anos: “aí sim, eu poderia disputar as eleições de 2026”.

Projeto

Um projeto de lei complementar (PLP), do deputado Bibo Nunes (PL-RS), diminui o tempo que um candidato precisa ficar sem disputar eleições.

A proposta tem o deputado Filipe Barros (PL-PR), aliado de Bolsonaro, como relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). O projeto de Bibo, que visa alterar o período de inelegibilidade de oito para dois anos, foi entregue, em dezembro, a Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Casa.

Caso seja aprovado, Bolsonaro pode disputar a eleição de 2026. Condenado em 2023 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele ficará inelegível por oito anos, de 2022 até 2030. Ou seja, até o momento já foram cumpridos mais de dois anos.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brasil atropela República Dominicana e avança às quartas da AmeriCupW

A seleção brasileira feminina de basquete continua com 100% de aproveitamento na AmeriCupW (Copa América…

Mulheres terão pelo menos metade das vagas na segunda fase do CNU

Uma das novidades da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conforme anunciou o…

Brasil supera Canadá e vence a segunda na Americup feminina

Com um ótimo desempenho no último quarto, a seleção brasileira feminina de basquete conseguiu seu…