Search
Close this search box.
  • Home
  • Esportes
  • Cadillac aposta em cautela para estreia na F1 e evita riscos com novo carro

Cadillac aposta em cautela para estreia na F1 e evita riscos com novo carro

A Cadillac está adotando uma abordagem cautelosa para cumprir os prazos de desenvolvimento do carro que marcará sua estreia na Fórmula 1 em 2026. O time 11º do grid, apoiado pela General Motors, teve sua entrada confirmada na categoria no mês passado, mas já trabalha há algum tempo na construção do projeto.

Ainda assim, a equipe enfrenta uma corrida contra o tempo para estar pronta para os testes de pré-temporada, previstos para começar no final de janeiro de 2026, em Barcelona, com mais duas sessões programadas para fevereiro, no Bahrein.

 

A equipe conta com a experiência de profissionais renomados do automobilismo, entre eles Pat Symonds, consultor de engenharia e ex-diretor técnico da F1.

Com passagens por equipes como Benetton e Renault, onde ajudou a construir carros vencedores, Symonds destacou a importância de adotar uma abordagem mais conservadora no processo de desenvolvimento.

“Quando você já tem tudo estabelecido, tenta deixar tudo para a última hora para extrair o máximo desempenho do carro. Mas não acho que essa seja a decisão correta para nós neste momento”, afirmou Symonds em entrevista à Reuters.

O engenheiro citou como exemplo a Williams, que enfrentou sérios problemas em 2019 ao perder dois dias e meio de testes devido a atrasos na produção de peças. Segundo ele, a Cadillac precisa garantir que estará pronta desde o primeiro teste em Barcelona.

Além do desafio técnico, a nova equipe também lida com questões estruturais e logísticas.

“Criar processos do zero é uma tarefa complexa. Por exemplo, outras equipes podem reduzir peso em componentes específicos com base em dados anteriores. Nós não temos essa referência inicial”, explicou Symonds.

Outro fator que impacta a preparação da equipe é a contratação de profissionais, já que muitos engenheiros estão sujeitos a períodos de aviso prévio e afastamento forçado antes de poderem ingressar na nova equipe.

O primeiro carro da Cadillac será produzido nos Estados Unidos, na nova base da equipe em Fishers, Indiana. No entanto, a fabricação de peças foi terceirizada para fornecedores no Reino Unido, onde a equipe de design permanecerá.

“Estamos muito próximos de um hub da DHL em Indianápolis, o que nos permite enviar peças para o Reino Unido ou qualquer outro lugar do mundo com facilidade”, destacou Symonds, que vê até mesmo uma vantagem estratégica nesse modelo de operação, considerando que o calendário da Fórmula 1 conta com três corridas nos Estados Unidos.

(Reportagem de Alan Baldwin; edição de Christian Radnedge)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Textor tem última cartada para evitar rebaixamento do Lyon, diz jornal

A luta de John Textor para evitar o rebaixamento do Lyon no Campeonato Francês tende…

Homem morre após ser esfaqueado em bicicletaria na zona Leste de SP

Um homem morreu após ser esfaqueado em uma bicicletaria na tarde desta quarta-feira (2), no…

Seleção feminina treina nos EUA para reencontro com donas da casa

A seleção feminina de futebol está em Long Beach, na Califórnia (Estados Unidos), para dois…