Search
Close this search box.
  • Home
  • Politica
  • Especialista: STF não tem condição de fazer julgamento técnico de Bolsonaro

Especialista: STF não tem condição de fazer julgamento técnico de Bolsonaro

O Supremo Tribunal Federal (STF) não tem condições de realizar um julgamento estritamente técnico do ex-presidente Jair Bolsonaro, segundo o advogado e professor de Direito Constitucional André Marsiglia. Em entrevista ao WW desta quarta-feira (19), o especialista argumentou que a crescente politização da Corte compromete sua capacidade de análise imparcial em casos de alta relevância política.

Marsiglia destacou que o STF “vem se politizando de tal forma que são poucos os temas que possa enfrentar” sem se deparar com questões políticas. O advogado ressaltou que é “impossível desconectar o STF” de declarações polêmicas feitas por seus ministros, citando como exemplo a fala de Luís Roberto Barroso: “Nós derrotamos o bolsonarismo”.

Inquérito das fake news e politização do STF

O especialista também mencionou o inquérito das fake news, iniciado em 2019, como um marco na politização do Supremo. Segundo Marsiglia, questões como a “competência absoluta do STF para tudo” e a “inacessibilidade aos autos para advogados” já estavam presentes desde o início desse processo e continuam sendo alvo de críticas.

“Quando o STF somou, ali em 2019, 2+2 deu cinco, todas as contas passaram a ser erradas a partir de então”, afirmou o professor, utilizando uma metáfora para ilustrar como decisões controversas do passado continuam influenciando a percepção sobre a Corte.

Marsiglia concluiu sua análise alertando que, mesmo quando o STF acerta em suas decisões após esse “pontapé inicial” de politização, suas ações “vão ser sempre eivadas de vícios e de uma politização inevitável”.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brasil atropela República Dominicana e avança às quartas da AmeriCupW

A seleção brasileira feminina de basquete continua com 100% de aproveitamento na AmeriCupW (Copa América…

Mulheres terão pelo menos metade das vagas na segunda fase do CNU

Uma das novidades da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conforme anunciou o…

Brasil supera Canadá e vence a segunda na Americup feminina

Com um ótimo desempenho no último quarto, a seleção brasileira feminina de basquete conseguiu seu…