Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Incêndio alerta para falta de segurança do trabalho no carnaval do Rio

Incêndio alerta para falta de segurança do trabalho no carnaval do Rio

O incêndio na fábrica de fantasias Maximus Confecções, na última quarta-feira, no Rio de Janeiro, chama a atenção para riscos à segurança do trabalho no carnaval. De acordo com testemunhas, havia trabalhadores dormindo no local, inclusive adolescentes, com indícios de trabalho degradante. Uma pessoa morreu e outras seis seguem internadas em estado grave.

 Para a engenheira civil e de segurança do trabalho, diretora da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cláudia Morgado, a fábrica carecia de itens de proteção contra incêndios, o que agravou a situação.

“Mas você tinha que ter escada enclausurada, do terceiro andar pra baixo de maneira que o incêndio no andar não contaminasse os outros andares com câmara, com duas portas corta-fogo, onde a fumaça de um andar sairia numa, num escape, não contaminaria outros ambientes, e as pessoas pudessem descer, e sair né, tranquilamente né, do lugar”.

Em entrevista coletiva no dia do incêndio, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que pediria à liga das escolas de samba do grupo de acesso, que informasse os locais onde estão sendo produzidos itens para o carnaval, para que possa guiar ações de fiscalização da prefeitura.

“A gente não sabe nem quantos lugares que possam ser parecidos com esse existam na cidade neste momento. A gente faz este alerta. Vou pedir a Série Ouro que informe isso para que a gente possa ter um olhar mais atento”.

O ex-carnavalesco Milton Cunha confirmou, no programa Sem Censura, da TV Brasil, que a situação é grave.

“Porque se você for no barracão da Intendente Magalhães e do Acesso, é milagre. Só sai por milagre, só não pega fogo por milagre”.

A chefe de Fiscalização do Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro, Ana Luiza Horcades, informou que os auditores-fiscais do trabalho fazem, todo ano, vistorias em instalações produtivas voltadas para o carnaval carioca.

“A auditoria fiscal do trabalho fiscaliza todo ano, há vários anos, todos os elementos que estão relacionados à indústria do carnaval carioca”.

Ainda segundo Ana Luiza, é preciso maior aproximação com a prefeitura e outros atores sociais envolvidos para uma verdadeira transformação na realidade da vida dos trabalhadores envolvidos no segmento.


Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ainda lesionado no Santos, Neymar lucra com torneio de pôquer; saiba mais

Jogador do Santos, Neymar não só participou, como lucrou em torneio de poker disputado entre…

Vídeo: Filhote de onça-parda é resgatado em residência no interior de SP

Um filhote de onça-parda macho, com menos de 90 dias de vida, foi resgatado na…

Rio e Niterói apresentam logomarca da candidatura ao Pan de 2031

As cidades do Rio de Janeiro e Niterói apresentaram, nesta sexta-feira (25), a logomarca da…