O laudo pericial sobre o acidente com o ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) apontou falha no sistema de freios como causa da tragédia. Sete pessoas morreram, no dia 4 de março, quando o veículo que transportava alunos e professores caiu em uma ribanceira.
Segundo o delegado José Romaci Reis, responsável pela investigação, o problema foi identificado no freio traseiro do lado esquerdo do ônibus. “O ônibus apresentou defeito no freio. O freio traseiro do lado esquerdo, a lona estava completamente gasta, sem nenhuma aderência”, afirmou.
A Polícia Civil solicitou laudos complementares ao Instituto-Geral de Perícias (IGP) para esclarecer outros pontos pendentes. “A investigação segue. Pedi quesitos complementares porque ainda existem pontos a serem esclarecidos”, disse o delegado.
Além da falha mecânica, a conduta do motorista também está sendo avaliada. “Pode ter sido erro do motorista. Isso a gente está analisando também, se ele acionou adequadamente os freios”, completou o delegado.
De acordo com a polícia, o responsável pela manutenção do ônibus também está na mira da investigação e pode responder criminalmente.