Search
Close this search box.
  • Home
  • Politica
  • Moraes mantém prisão de policial suspeito de planejar morte de autoridades

Moraes mantém prisão de policial suspeito de planejar morte de autoridades

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter a prisão preventiva do agente da Polícia Federal (PF) Wladimir Matos Soares, no âmbito do inquérito que apura uma tentativa de golpe de Estado em 2022, para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Soares está preso desde o dia 19 de novembro do ano passado. Ele é acusado de, junto a quatro militares do Exército, elaborar um plano para assassinar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes.

De acordo com o relatório da PF, Soares se infiltrou na equipe de segurança de Lula e teria fornecido informações sobre a estrutura e o esquema de proteção do então presidente eleito para o grupo que planejava o atentado.

No último dia 15, a defesa de Soares solicitou, ao ministro Alexandre de Moraes, a concessão de liberdade provisória, alegando que o réu está com embolia pulmonar. Segundo o pedido, a condição exige a realização de exames periódicos e tratamento contínuo.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou de forma contrária ao pedido realizado pela defesa. No entanto, a instituição pediu ao ministro que liberasse Soares para a realização de um exame, “para verificar o estado de saúde do paciente e a indispensabilidade do tratamento”.

Na decisão, Moraes seguiu o entendimento da PGR e manteve a prisão preventiva do agente da PF. O ministro também determinou que a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal realize, em até cinco dias, os exames médicos necessários para verificar as condições de saúde de Soares.

“Sobre a sua situação de saúde, até o momento, não se verifica situação peculiar em sua saúde que implique na impossibilidade de que o requerente permaneça custodiado em estabelecimento prisional”, afirmou Moraes.

O ministro também ordenou que a Secretaria informe se o hospital penitenciário, ou a unidade prisional onde Soares está detido, têm condições de oferecer o tratamento necessário.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brasil atropela República Dominicana e avança às quartas da AmeriCupW

A seleção brasileira feminina de basquete continua com 100% de aproveitamento na AmeriCupW (Copa América…

Mulheres terão pelo menos metade das vagas na segunda fase do CNU

Uma das novidades da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conforme anunciou o…

Brasil supera Canadá e vence a segunda na Americup feminina

Com um ótimo desempenho no último quarto, a seleção brasileira feminina de basquete conseguiu seu…