Search
Close this search box.

Rio tem 200 escolas estaduais sem aparelhos de ar-condicionado

O calor extremo no Rio de Janeiro atinge de forma especial as salas de aula, principalmente as que não tem estrutura adequada de climatização. Segundo a Secretaria de Educação (Seeduc), das 1.234 escolas estaduais, 200 estão sem ar-condicionado. No caso destas, a orientação do governo é reduzir a carga horária presencial pela metade.

Em nota, a Seeduc diz que reconhece a importância de garantir um ambiente escolar adequado para os estudantes e que as altas temperaturas enfrentadas no estado podem impactar o bem-estar dos alunos. A secretaria diz ainda que está trabalhando e investindo na climatização de todas as escolas, seja para a compra e instalação dos aparelhos em unidades que só precisam dos equipamentos, ou em projetos de adequação elétrica.

Entre as diretrizes enviadas aos gestores das unidades escolares do estado, estão o incentivo ao consumo de líquidos, especialmente água, pelos alunos e a preparação de alimentos mais leves para a merenda escolar e evitar a realização der atividades ao ar livre ou na área externa.

Além disso, as unidades escolares com sistemas de climatização inoperantes estão autorizadas a reduzir a carga horária presencial em até 50% neste mês e promover rodízio de turmas nas salas de aula refrigeradas. As escolas também estão amenizando o calor com o uso de mais ventiladores e as que reduzirem a carga horária deverão prover, preferencialmente, o conteúdo pedagógico por meio de recursos tecnológicos.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Fla vence, aproveita derrota do Palmeiras e volta a igualar rival

Depois de uma rodada no meio de semana com saldo positivo para o Palmeiras, a…

Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chegou a 27%

O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 teve 27%…

Brasil encerra Parapan de Jovens na liderança do quadro de medalhas

Depois de ditar o ritmo do pódio durante todo o evento, o Brasil fechou o…