Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Síndico agora é obrigado a denunciar violência em condomínios no RJ

Síndico agora é obrigado a denunciar violência em condomínios no RJ

Agora é lei. Os síndicos ou administradores de condomínios residenciais ou comerciais na cidade do Rio de Janeiro devem denunciar formalmente à polícia os casos de violência doméstica contra mulheres, crianças, idosos e até contra animais cometidos em casas, apartamento ou em áreas comuns.

A comunicação deve ser feita por escrito, presencialmente ou de forma digital em até 24 horas após a ciência do fato. Também deve incluir informações que possam ajudar na identificação da vítima e do agressor.

No caso da ocorrência em andamento, a comunicação deve ser feita imediatamente, por ligação telefônica, à Polícia Civil ou a órgãos municipais.

No caso de descumprimento da Lei 8.913, que está em vigor desde o último dia 27 de maio, o condomínio será advertido. E, em uma segunda vez, terá que pagar multa de R$ 1 mil. O dinheiro vai ser revertido para fundos e programas de proteção aos direitos da mulher e das outras vítimas.

Para o vereador Rocal, do PSD, coautor da lei, junto com o ex-vereador Célio Luparelli, a medida tem a intenção de fazer com que as denúncias e ocorrências cheguem aos órgãos competentes.

A lei foi proposta em 2020, ainda na pandemia de Covid-19, quando casos de violência doméstica explodiram.

No estado do Rio de Janeiro, 43,7 mil mulheres foram vítimas de violência física em 2024, de acordo com o relatório Panorama da Violência contra a Mulher 2025, do governo estadual. O feminicídio vitimou 107, ano passado, o segundo maior patamar desde o início da contagem desse tipo de crime, em 2016.

 

*Com informações da Agência Brasil

 


Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Atlético-MG arranca empate com Del Valle pela Sul-Americana

Com um gol de Dudu, nos acréscimos do segundo tempo, o Atlético-MG arrancou um empate…

Em São Paulo, polícia cumpre mandados em investigação contra o PCC

A Polícia Civil de São Paulo cumpriu, nesta terça-feira (21), 17 mandados de prisão preventiva,…

Fux vota pela absolvição dos sete réus do Núcleo 4 da trama golpista

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira (21) pela absolvição…