Search
Close this search box.
  • Home
  • Politica
  • Veja os cargos-chave disputados além da presidência da Câmara e Senado

Veja os cargos-chave disputados além da presidência da Câmara e Senado

No próximo sábado, dia 1º de fevereiro, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal escolhem quem serão os próximos presidentes de cada Casa Legislativa. Os favoritos são Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), respectivamente.

No entanto, não serão eleitos somente esses nomes. Outros cargos estarão em jogo também.

Na Câmara:

A Mesa Diretora da Câmara é composta por vários cargos, com atribuições diferentes, que incluem decisões administrativas, mas também políticas. De acordo com o regimento interno da Casa, a eleição é feita em votação secreta e por sistema eletrônico, “exigindo maioria absoluta de votos”.

O presidente da Câmara é o representante da Casa e tem a competência de definir a pauta das votações do Plenário e supervisionar todos os trabalhos da instituição.

  • 1ª Primeira-Vice-Presidência

O 1º vice-presidente da Câmara é quem substitui o presidente em caso de ausência. Além disso, ele tem a função de elaborar pareceres sobre requerimentos de informações e projetos de resolução.

A partir da eleição, a tendência é que o cargo seja ocupado pelo deputado Altineu Côrtes (PL-RJ).

  • Segunda-Vice-Presidência

O 2º vice-presidente da Câmara substitui o presidente no caso de ausência do vice-presidente também. De acordo com a Casa, ele também “estimula a interação institucional da Câmara com Legislativos estaduais e municipais”, além de examinar pedidos de reembolso envolvendo despesas médicas de parlamentares.

Neste caso, o secretário é responsável por tarefas administrativas. Também é o encarregado pelo envio de requerimentos de informação a ministros, por dar posse ao secretário-geral da Mesa e ao diretor-geral da Câmara.

O 1º secretário é a pessoa responsável pela ratificação das despesas da Câmara e credenciamento de assessores, profissionais da imprensa e empresas prestadoras de serviço.

O deputado Carlos Veras (PT-PE) é um dos cotados para a função.

A Segunda-Secretaria é quem cuida das relações internacionais da Casa com embaixadas, realizando, por exemplo, a emissão de passaportes para os deputados. Cuida também de estágios universitários e da supervisão de campanhas da Câmara em perfis institucionais.

Este secretário é responsável pela análise de pedidos de licença, justificativas de falta dos parlamentares e a autorização prévia de reembolso de passagens aéreas internacionais.

A Quarta-Secretaria é responsável pela supervisão do sistema habitacional da Câmara.

Eles são divididos em primeiro, segundo, terceiro e quarto suplentes e substituem os respectivos secretários quando esses estão ausentes.

No Senado:

No Senado Federal, 7 senadores integram a Mesa: um presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários titulares, além de quatro suplentes, que serão definidos nesta ordem. Diferentemente do modelo utilizado na Câmara, em que a urna eletrônica é utilizada, o pleito no Senado ocorre com cédulas impressas. Vence o candidato que receber ao menos 41 votos.

O cargo mais alto da Mesa convoca e preside tanto as sessões da Casa quanto aquelas conjuntas do Congresso Nacional, além de dar posse aos senadores, representar os interesses do Senado, e do país, no Plenário e definir as pautas.

  • 1º e 2º vice-presidentes

Eles substituem, nessa ordem, o presidente em situações de ausência ou impedimento. Estão cotados para estes cargos, respectivamente, os senadores Eduardo Gomes (PL-TO) e Humberto Costa (PT-PE).

Quem assume este cargo fica responsável pela listagem dos resultados de votações, pela leitura de correspondências oficiais e documentos relativos às sessões, e supervisiona as atividades administrativas da Casa. A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) é uma das indicadas para ocupar o cargo.

O eleito irá lavrar as atas das sessões secretas, além de ler e assinar o documento depois do 1º secretário. O senador Confúcio Moura (MDB-RO) é um dos cogitados para o posto.

Eles fazem as chamadas dos senadores, contam votos e auxiliam o presidente na apuração das eleições. O mais cotado para assumir a 4ª Secretaria é o senador Dr. Hiran (PP-RR).

Substituem os secretários em casos de ausência ou impedimento.

*Com informações de Victor Aguiar, Emilly Behnke e Rebeca Borges, da CNN

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brasil atropela República Dominicana e avança às quartas da AmeriCupW

A seleção brasileira feminina de basquete continua com 100% de aproveitamento na AmeriCupW (Copa América…

Mulheres terão pelo menos metade das vagas na segunda fase do CNU

Uma das novidades da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conforme anunciou o…

Brasil supera Canadá e vence a segunda na Americup feminina

Com um ótimo desempenho no último quarto, a seleção brasileira feminina de basquete conseguiu seu…