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Educação inclusiva: Projeto da UniFOA promove debate sobre diversidade

Volta Redonda – O curso de Serviço Social do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) lançou o projeto de extensão “Escritório da Cidadania em Movimento”, que promove debates críticos sobre temas sociais como inclusão e diversidade. A iniciativa visa combater comportamentos preconceituosos e discriminatórios, discutindo tópicos relevantes, como diversidade de gênero, etarismo e direitos humanos, entre alunos e professores. A cada semestre, uma nova temática é abordada, ampliando o conhecimento e a conscientização na comunidade acadêmica.
Neste semestre, o foco está na Política Nacional de Educação Especial (PNEE), que assegura o direito à educação inclusiva para pessoas com deficiência (PcD) no Brasil. A abordagem destaca a importância de uma pedagogia acolhedora, que reconhece as diferenças sem transformá-las em desigualdade. “Precisamos mudar a mentalidade social e compreender o sujeito em suas diferenças, sem torná-los desiguais,” explicou a professora Daniele do Val, uma das coordenadoras do projeto.
Para facilitar o diálogo, o “Escritório da Cidadania” organiza podcasts que discutem inclusão e diversidade no meio acadêmico. Alunos com transtornos de aprendizagem têm espaço para compartilhar suas experiências, promovendo um ambiente de respeito e pluralidade. A ideia é estimular a construção de estratégias que enfrentem barreiras arquitetônicas, metodológicas e atitudinais, tanto no ambiente acadêmico quanto no profissional.
O projeto reflete os princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que defende a autonomia das pessoas com deficiência sob o lema “Nada Sobre Nós, Sem Nós”. A professora Maria Cecília Gama ressaltou a busca por uma pedagogia mais igualitária e horizontal, onde alunos e professores compartilham conhecimentos e visões de mundo de maneira integrada.
Apesar de a inclusão ser uma obrigatoriedade no ensino fundamental e médio, nas universidades ainda é um desafio. “Nem todas as instituições de ensino superior estão preparadas para oferecer suporte adequado, mas no UniFOA levamos a inclusão a sério,” destacou Daniele do Val. Com essa iniciativa, o projeto reforça a importância de preparar a educação superior para receber alunos com diferentes necessidades, incentivando um ambiente acadêmico mais justo e inclusivo.

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